Alimentos Orgânicos/ Duda (:

oooooi gentee *-* fazem parte do meu grupo: a Renata, o Edivan e a Francielle. A gente vai pesquisar o máximo de coisas sobre o9s alimentos orgânicos, que são produtos sem agrotóxicos. Nosso grupo quer saber também quais são os benefícios desses alimentos para a nossa saúde e para o meio em que vivemos e quanto nós poderíamos economizar de grana tendo nossas hortinhas em casa. há várias leis sobre o uso de agrotóxicos no nosso estado, isso nós também queremos pesquisar. a ideia prática é fazer uma horta aqui na escola! Mais pra frente eu vou postando mais coisas sobre o nosso projeto!
beijinhos ((:

sábado, 8 de dezembro de 2012

Pense verde!

Contrabando de Agrotóxicoss!


O contrabando e a falsificação de produtos é um problema que vem se  
expandindo ano a ano. Nos últimos tempos esta atividade ilegal voltou sua 
atenção para o mercado de defensivos agrícolas do Brasil. Os principais estados 
brasileiros com problemas de falsificação e contrabando de agrotóxicos são o 
Rio Grande do Sul, Santa  Catarina, Paraná,  São Paulo, Mato Grosso do Sul, 
Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. 
Os produtos contrabandeados e falsificados têm sua  origem no vizinho 
país do Paraguai, além da China e “fabriquetas de fundo de quintal”. 
O reconhecimento destes produtos pode ser feito através das embalagens 
que vêm com inscrições no idioma espanhol; preços muito abaixo dos praticados 
pelo mercado; sacos plásticos, metalizados; caixas de papel cartão; peso líquido 
das embalagens de 10 a 200 gramas. 
Via de regra o  transporte é efetuado sem notas fiscais, ou com notas fiscais
falsificadas.
Fonte: http://www.cnpa.embrapa.br/produtos/algodao/publicacoes/trabalhos_cba5/320.pdf

Como podemos ver, os agrotóxicos utilizados nas plantações são em grande parte contrabandeados, e muitas vezes nem trazem tantos benefícios para o produtor. Consumindo alimentos orgânicos, você NÃO contribui com mais esse crime que acontece todo os dias, e ainda beneficia a sua saúde!

Recomendo

http://www.organicsnet.com.br
Este site é muito bom pra quem quer saber um pouquinho mais do osso projeto, tem bastante coisas inclusive planos do governo de incentivo ao consumo dos alimentos orgânicosss!


Meta é ampliar o número de agricultores do setor envolvidos na produção e também o número de consumidores. Governo deve ampliar a compra de produtos do gênero



O governo prepara uma política nacional de agroecologia e produção orgânica para ampliar para 300 mil, até 2014, as famílias envolvidas na produção de produtos agroecológicos, além de incentivar o consumo desses produtos pela população. Essas ações foram discutidas na última sexta-feira  no evento Diálogo Governo e Sociedade Civil.
Para alcançar a meta, uma das ações previstas para ampliar as famílias empregadas na produção de orgânicos, estimada atualmente em 200 mil, é a implantação de projetos agroecológicos em assentamentos de reforma agrária.
Está previsto também o aumento da distribuição de sementes, qualificação dos produtores e da assistência técnica. A política busca ainda passar de 2% para 15% a participação de produtos orgânicos nas compras governamentais, também até 2014.


Maaaaaaaaaaaaaas, nada ainda foi feito. Pelo menos os projetos existem e talvez um dia, assim esperamos, eles vão sair do papell! Só pra constar, esta reportagem é de Maio deste ano, já faz um tempinho que tá assim as coisas né gente!
No dia 20 de novembro nós fomos fazer uma entrevista com uma das nutricionistas do município. Foi muito legal e pudemos aproveitar muitas das informações que ela nos passou. O nome dela é Carolina Lisboa Melo da Silva, ela foi muito atenciosa conosco e nos ajudou muito. Inclusive usamos muitas das informações que ela nos passou na nossa apresentação! Ela nos comentou também que 30 % da renda que FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimeno da Educação) manda para as merendas escolares, vai para pequenos produtores rurais que não utilizam agrotóxicos, já como incentivo! COMAM ALIMENTOS ORGÂNICOS, TODOS RECOMENDAM!
Eaíí geente! A mostra da Mathias foi no fim de semana passado, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro. Foi muito legal,  e deu tudo super certo, nosso banner ficou pronto a tempo, e a propósito, ficou muito lindo, heheh.
Eu ainda não tenho fotos, mas quando tiver posto aqui pra dar uma olhadinha na apresentação.
Uma das nossa couve-flor estava bichada e foi toda comida coitadinha, mas as outra nós vamos poder colher.
Estamos usando também alguns métodos pra espantar as pestes dos canteiros, como a semente de gergelim, pra tirar as formigas, e casca de ovo pros insetos voadores colocarem seus ovinhos ali.
Nossa horta em si está bem linda, convido para que vão olhar ela tambémmmm!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nesta última terça-feira (dia 9/10/2012) nosso grupo colheu as primeira mudinhas! foi colhida um pé de alface, quatro rabanetes e um pepino, que por sinal estava muito grande já. Tudo foi dado ao diretor e à vice-diretora da escola Mathias Schütz.
Atualmente temos um total de 15 pessoas entrevistadas. Obtemos os seguintes resultados:
   - 1 pessoas acredita que agrotóxicos não fazem mal à saúde;
   - 14 pessoas acreditam que agrotóxicos fazem mal à saúde;
   - 9 das 15 pessoas não tem horta;
   - 6 pessoas tem horta;
   
Um total de 60% das pessoas não tem horta.

Diva Steffen- 59 anos

Nosso grupo com Diva Steffen

Plantação de morangos do senhor Luís Schneider 

Reony Holler na sua horta- 74 anos

Nosso grupo com o senhor Reony Holler

Nosso grupo com Danilo Becker- 69 anos

Doralice (42 anos) na sua horta e o grupo. 


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Toda nossa turma está usando um caderno de campo, no qual tem todas as informações do nosso projeto. uma dica para quem quer saber mais sobre agrotóxicos e as leis de uso deles é entrar no site da FEPAM, fica a dica!
Oiii gente! Hoje (13/09/2012) nosso grupo vai fazer uma pesquisa de campo com a comunidade com quem tem horta em casa e aprender um pouco mais com as pessoas que tem mais experiência que o nosso grupo! Em breve postaremos fotos da nossa pesquisa com as pessoas e os dados obtidos com ela ;)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Oi pessoal !!!
Como a profe Ana Cláudia  havia pedido, aqui estão algumas fotos da nossa linda hortinha.                                                                              
Já conseguimos plantar algumas mudinhas, hoje (dia 23/08), compraremos mais coisinhas para plantar!






Da pracinha para  a divisão dos canteiros.
 Edivan aprendendo a pegar pesado! 




               hora de tirar toda  grama



 E finalmente plantando as sementinhas e as  mudinhas



EM BREVE POSTAREMOS MAIS FOTOS DO NOSSO PROJETO, JÁ QUE AGORA TEMOS  ALGUMAS MUDINHAS PLANTADAS

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO PROFESSOR MATHIAS SCHÜTZ
ENSINO MÉDIO- POLITÉCNICO












A produção de alimentos orgânicos na área da escola como alternativa mais saudável e econômica














Edivan Dias, Eduarda Hinkel,
 Franacielle Santos e Renata Barbieri 
102 1ºano
Seminário Integrado 
Ana Cláudia Triches






Ivoti, Junho de 2012







INTRODUÇÃO

           Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem nenhum tipo de agrotóxicos, fertilizantes a produtos químicos que podem fazer mal à saúde. Os sistemas orgânicos têm como base os princípios agro ecológicos que contemplam o uso   saudável e responsável do solo, da água, do  ar e dos outros recursos naturais de modo que possa reduzir as formas de contaminação e desperdícios desses elementos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Segundo o site MEGAAGRO “80 % das pessoas consomem alimentos orgânicos sempre, 15 % das pessoas consomem alimentos orgânicos eventualmente e 5% das pessoas consomem muito eventualmente”  pesquisa feita em São Paulo, SP.
         Com essa pesquisa que o site MEGAAGRO realizou, vemos que poucas pessoas não consomem alimentos orgânicos, porém essa pesquisa foi feita só em São Paulo-SP. Em algumas regiões há pessoas que não sabem a importância dos alimentos orgânicos. segundo o site NATUREBA VEGETARISMO, “Os alimentos orgânicos protegem a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são mais nutritivos. Incluir produtos orgânicos nas compras incentiva a produção e no longo prazo, tornarão os orgânicos mais baratos”.
        Os benefícios e as vantagens de consumir os alimentos orgânicos são:
- São mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
        E a desvantagem de consumir os alimentos orgânicos é:
São mais caros do que os inorgânicos, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.
       Agora pare e reflita: O que é melhor para você? Consumir alimentos com uso de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas, sabendo que o consumo desses alimentos faz mal para sua saúde?  Ou, consumir alimentos orgânicos, que são totalmente naturais e que faz bem para saúde?
      Agora em nosso projeto iremos analisar o crescimento de alimentos orgânicos, sem fertilizantes, pesticidas, agrotóxicos, faremos pesquisas com a sociedade e pesquisaremos mais informações sobre como fazer uma horta.





METODOLOGIA

         Em um primeiro momento, será necessária a retirada da pracinha para possibilitar o grupo a utilizar o espaço para iniciar a parte prática do projeto. Após isso, será feita a retirada da grama para fazer a preparação do solo para o plantio.
O grupo contará com a ajuda do Sr. Cassol para a realização dos canteiros e do plantio dos alimentos. O conhecimento que ele tem nessa área será de grande importância para a realização do projeto e proporcionará um melhor rendimento e melhor aproveitamento do espaço. Ele vai instruir-nos de como proceder com cada parte do projeto, auxiliando na escola das ferramentas e na utilização das mesmas.
A princípio, os alimentos que vamos plantar são cenoura, beterraba, alface (diversos tipos), rúcula, salsa e hortelã. Os canteiros vão ter 1m de largura, e a altura será de no máximo 20 cm. O comprimento ainda não foi decidido, afim de que possamos decidir na hora como ficará melhor e mais cômodo. As medidas foram sugestionadas pelo Sr. Cassol, que analisou o terreno e pensou na melhor forma de criarmos a horta.     
Para regar a horta, será usada a água arrecadada por calhas que será o projeto de outro grupo e assim, também podendo ter a finalidade de interligar os projetos entre si.
        Com a pesquisa queremos descobrir a maior quantidade de informações sobre cuidados com uma horta, táticas para manter pestes longe sem o uso de pesticidas e tudo sobre alimentos orgânicos. Na pesquisa com a sociedade o foco será a importância que as pessoas dão aos alimentos orgânicos, se preferem ou não e por que. E também quantas pessoas têm horta em casa e como cuidam dela. Depois da pesquisa feita, serão apresentados gráficos para melhor visualização e compreensão dos resultados obtidos. 






RESUMO
     
          Neste trabalho será apresentado um projeto desenvolvido em aula a respeito de uma horta de alimentos orgânicos. O grupo vai trabalhar procurando obter o maior número de alimentos e doá-los para a escola.
        Irá se fazer uma pesquisa com a sociedade para obter informações sobre o interesse das pessoas em consumir apenas alimentos orgânicos e ter a sua própria horta em casa.
       Com o trabalho se testará  métodos alternativos e caseiros para espantar e evitar pestes e contaminações.




MATERIAIS

       Será necessária a compra dos seguintes materiais:

-Inchada
-Pá reta
-Ancinho
-Carrinho de mão
-Esterco 
-Calcário
-Inchadão (mais comprido)
-Regador
-Pá arredondada
-Cinza Potássio
-Terra preparada com adubo
-Água
-Mudinhas, das quais
- Cenoura
- Beterraba
- Rabanete
- Salsa
- Cebolinha
- Couve- flor
- Alface
- Espinafre
- Brócolis



CRONOGRAMA

Maio: Decisão do tema do projeto, montagem da introdução e o início da formação de perguntas para pesquisa popular.   
Junho: Desenvolvimento do projeto escrito e observação e estudo do espaço.   
Julho: Preparo do Campo para começar a plantação, pré-remoção da pracinha, orçamento da estufa, visita ao CEAMI e inicio da pesquisa científica e popular.   
Agosto: Colher os alimentos plantados na horta, doá-los para escola, término da pesquisa popular e inicio da montagem de gráficos sobre a pesquisa popular.   
Setembro: Começo da análise dos alimentos plantados na horta e levantamento de dados sobre o crescimento dos alimentos orgânicos.   
Outubro: Continuação da observação da horta e conclusão da analise dos alimentos orgânicos plantados.   
Novembro: Pesquisa concluída, início da descrição do artigo, continuação do plantio a horta, organizar a estrutura do banner.   
Dezembro: Banner concluído, o trabalho de conclusão e a apresentação do trabalho.


Referências bibliográficas
Palavras chaves
-agrotóxicos
- alimentos
-precaução
- agricultores
- plantações
- sustentabilidade
- contaminação
Citações
“Os agrotóxicos, sendo biocidas, são produtos perigosos, possuindo elevado potencial de dano à saúde humana, animal e ao meio ambiente […].”
“O estudo aponta que os agricultores gaúchos utilizam em suas plantações 4,2 quilos de agrotóxicos por hectare, o que representa 16,66% a mais do que a média nacional, que é de 3,6 quilos para a mesma proporção.”
“[…] Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxico.”
“[…] Cada vez mais, os efeitos deletérios dos agrotóxicos remetem para a restrição ao uso e à sua não utilização, até mesmo pelo princípio de precaução.”
Resumo
            Uma pesquisa feita pelo IBGE e publicada pelo Jornal Semanal de Porto Alegre mostrou que o Rio Grande do Sul usa uma quantidade maior de agrotóxicos em suas plantações do que a média nacional (valor aproximado de 3,6 quilos por hectare), e a média do estado é de 4,2 quilos de agrotóxico por hectare.  Mas os estados do Rio de Janeiro (10,9 quilos por hectare), São Paulo (6,9) têm índice ainda maior que o Rio Grande do Sul.
            Segundo a Lei Federal n.º 7.802, criada em 11/07/89, o objetivo do uso de agrotóxicos seria alterar a composição da fauna e da flora a fim de protegê-las de seres vivos que poderiam fazer qualquer mal as mesmas.  Mas hoje em dia, seu objetivo não esta sendo cumprido. Usam-se mais agrotóxicos do que o necessário.  Seu uso abusivo durante décadas têm desenvolvido seres resistentes, a contaminação do solo e da água e têm levado a intoxicação de produtores rurais. Os agrotóxicos podem causar muitas doenças e em longo prazo levam ao câncer, malformação em fetos, com isso causando alteração na genética podendo passar essa malformação para os descendentes.
            Mas de algumas décadas para cá, a sociedade tem se conscientizado sobre os efeitos preocupantes dos agrotóxicos a nossa saúde. Por isso foram criadas leis a respeito da produção industrial, seu armazenamento, transporte e uso, e ainda quanto ao destino final de sobras e embalagens, porém são poucas as empresas e os produtores que as respeitam.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Esse é o síbolo dos alimentos transgênicos. Todos os alimentos que possuem transgenia deveriam ter essse símbolo no rótulo, porém as indústrias de alimentos não respeitam essa lei e ela não é cobrada, que deveria ser.

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Exercícios


Exercícios:


01.  (PUC – SP) O esquema abaixo mostra o comportamento da célula vegetal submetida a duas condições osmóticas diferentes:

a) Como são denominadas as células A e B?  
                   A- Deplasmólise
                   B- Plasmólise 

02. (FEI) Uma célula vegetal plasmolisada poderá voltar à situação normal desde que seja colocada em uma solução:

      a) de concentração maior do que a existente no seu interior;
      b) hipertônica, em relação à concentração de seu vacúolo;
      c) isotônica, em relação à concentração de seu suco celular;
      d) hipotônica, em relação à concentração do seu suco celular;
      e) de concentração igual à existente no suco vacuola

03. (UERJ) O esquema abaixo demonstra o fenômeno da osmose. No início do experimento, há uma solução de glicose a 50% dentro de um recipiente envolvido por uma membrana que é impermeável à glicose mas não à água.

                              

      A variação da taxa osmótica em função do tempo, no sistema envolvido por membrana, está apresentada
      precisamente pelo seguinte gráfico:
 

a)

b)











resposta certa é a a









04.  (UFPA) O comportamento de hemácias e células vegetais, quando colocadas em meios hipotônicos, é diferente em virtude da:


a) diferença de funcionamento da membrana plasmática;
b) existência de vacúolos nas células vegetais;
c) inexistência de núcleo das hemácias
d) porosidade da membrana celulósica;
e) existência de parede celulósica nas células vegetais;.





05. (USF-SP) No episódio da inconfidência Mineira, a corte portuguesa não se contentou em enforcar e esquartejar Tiradentes; a sua casa foi queimada e o terreno salgado para que nenhuma planta se desenvolvesse, nem mesmo uma erva daninha. O que há por trás dessa prática de salgar a terra?
a) O solo perde potencial osmótico, tornando-se hipotônico em relação às células das raízes das plantas.
b) A adição de sais ao solo torna-o hipertônico em relação à solução das células das raízes das plantas e estas perdem água por osmose.
c) O excesso de salretém umidade no solo, o que estimula o aparecimento de microorganismos que impedem o desenvolvimento das plantas.
d) O salgamento destrói os microorganismos do solo, gerando água, o que promove o apodrecimento das raízes.
e) Os sais, mesmo provenientes de adubação excessiva, tornam o solo hipertônico, retirando a água das raízes por difusão passiva.

06. (Faap-SP) A parede celular das células vegetais apresenta o polímero de maior abundância em nosso planeta e que é muito utilizado na indústrias. Esse polímero é:

a) amido                                  c) clorofila                    e) glicose
b) celulose                               d) glicogêniio
eu sou um gênio, consegui perder minha senha, maaaas já consegui recuperá-la, hihi e meu blog ta um liixinho